Terapias Integradas
A missão da Pilar é expandir expectativas e buscar a melhor qualidade de vida
que cada indivíduo é capaz de ter.
Com terapias integradas, multidisciplinares, personalizadas e muitas vezes exclusivas pretendemos dar todas as ferramentas para alcançarmos a evolução no tratamento!
FONO

Fonoaudiologia
Com muita ludicidade e criatividade trabalhamos toda a comunicação, linguagem e deglutição do paciente.
Aqui na Pilar trabalhamos a fonoaudiologia em pacientes que tenham dificuldades na oralidade devido a problemas neurológicos, socioemocionais e que precisem de ajuda para alcançar os marcos de desenvolvimentos esperados.
A inabilidade de se comunicar e expressar pode ser a raiz de problemas de socialização, frustração, demonstração de afeto e formação de vínculos emocionais.
Algumas dificuldades, quando não trabalhadas, podem acarretar dificuldades no processo de alfabetização e, já na fase adulta, bloqueios e traumas, dificuldades de falar em público, etc.

Psicoterapia
PSI
A psicoterapia para crianças com deficiências é uma intervenção importante e eficaz para ajudá-las a lidar com os desafios emocionais e comportamentais que podem surgir em decorrência de suas condições.
Nas sessões aqui na Pilar trabalhamos com a criança para identificar suas necessidades e desejos, e a ajudamos a expressá-los de forma eficaz. Além de ajudar a desenvolver estratégias para lidar com situações difíceis e se adaptar melhor ao seu ambiente.
Aqui a sessão de terapia é adaptada necessidades específicas de cada criança! Oferecemos um ambiente seguro, acessível e atrativo, com recursos de comunicação alternativo e lidamos com cada dificuldade trazida de forma única, lúdica e leve.
MUS

Musicoterapia
A musicoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a música como meio de comunicação e expressão para trabalhar com indivíduos em diversas áreas, incluindo o desenvolvimento infantil.
Através da música, a criança é estimulada em diversas áreas:
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Motricidade,
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Linguagem,
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Percepção sensorial,
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Memória,
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Atenção,
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Criatividade,
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Coordenação e
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Muito mais.
A musicoterapia é uma poderosa ferramenta para ajudar crianças com atrasos no desenvolvimento, transtornos do espectro autista, de aprendizagem, e muitas outras condições.

Terapia Ocupacional
TO
A Terapia Ocupacional tem como objetivo ajudar as pessoas a realizar atividades cotidianas e a ocupar seu tempo de forma significativa, independentemente de suas limitações físicas, mentais ou sociais.
Aqui incluímos muitas atividades lúdicas e educativas, projetadas para ajudar a criança a melhorar o processamento sensorial, as habilidades motoras finas e grossas, a capacidade de resolver problemas e outras habilidades importantes.
Além das sessões em consultório também existe a possibilidade de envolver os nossos Terapeutas na adaptação escolar in Loco.
Ajudamos as crianças a superar barreiras físicas, emocionais e sociais, permitindo-lhes participar plenamente da vida cotidiana e a se desenvolver de maneira saudável e feliz.

Comunicação Assistida
COM
A Comunicação Assistida é um conjunto de estratégias, técnicas e dispositivos utilizados para auxiliar pessoas com dificuldades na comunicação verbal ou que possuem incapacidade total ou parcial de falar.
O objetivo da Comunicação Assistida não é substitui a falar e o seu trabalho, mas sim facilitar e promover a expressão de pensamentos, sentimentos, necessidades e desejos dessas pessoas, permitindo que se comuniquem de forma mais eficaz com o ambiente ao seu redor.

Estimulação Transcraniana
ET
A estimulação transcraniana (ETC) é uma técnica não invasiva e indolor que utiliza correntes elétricas ou campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro.
A ETC tem a capacidade de modificar temporariamente a atividade cerebral, tornando-se uma opção terapêutica para uma variedade de doenças neurológicas e psiquiátricas, incluindo depressão, ansiedade, dor crônica, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e distúrbios do espectro autista.
FISIO

Fisioterapia
A fisioterapia tem o objetivo de ajudar as crianças a maximizar sua capacidade física e melhorar sua independência funcional.
Além de prevenir ou retardar a progressão de complicações relacionadas às deficiências, como lesões musculoesqueléticas e deformidades.
Em nossas sessões utilizamos de diversos artifícios para:
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Fortalecer,
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Alongar,
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Treinar a marcha,
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Treinar Equilíbrio,
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Fazer a adaptação de equipamentos e dispositivos, ex: órteses e próteses.
Todas as intervenções oferecidas pela Pilar são baseadas no grau de deficiência da criança, nas suas habilidades funcionais e no seu nível de desenvolvimento. Aqui trabalhamos desde as atividades mais básicas até as mais avançadas, dependendo de cada paciente.

Psicopedagogia
PED
A Psicopedagogia se baseia em conhecimentos das áreas da Psicologia e Pedagogia, buscando compreender como os indivíduos constroem o conhecimento e quais os fatores que podem influenciar esse processo.
Aqui na Pilar Terapias Integradas trabalhamos para diagnosticar e intervir em dificuldades de aprendizagem, identificando as possíveis causas por trás desse processo, seja de ordem emocional, cognitiva, social ou pedagógica.
Avaliamos e utilizamos diferentes estratégias e técnicas para compreender o perfil cognitivo e emocional da criança, identificando seus pontos fortes e fracos. Para assim, propormos intervenções individualizadas, adaptando a abordagem pedagógica às necessidades específicas de cada pessoa.
Sempre com muita ludicidade, criatividade, técnica e estímulos positivos. Estamos aqui para restaurar a segurança e a sensação de capacidade desses pequenos indivíduos.

Avaliação Bayley
BAY
A Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil é um instrumento de avaliação utilizado para identificar como a criança se encontra inserida dentro dos marcos de desenvolvimentos esperados por cada faixa etária, a partir dos domínios:
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Socioemocionais;
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Motricidade fina e Grossa;
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Comunicativos;
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Cognitivos.
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Considerada o padrão ouro na avaliação do desenvolvimento, é usada no mundo todo em pesquisa e na clínica e é reconhecida como uma das ferramentas mais abrangentes para avaliar crianças a partir de, ou com menos de, um mês de idade.
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O método Bayley é muito utilizado para acompanhar ou diagnosticar crianças que possam ter algum atraso ou com necessidades especiais de acompanhamento.